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Novidades na Maria Bonita Extra e Novos Estilistas para a C&A

Então tá, então. Hoje vamos de tópicos, porque o dia está corrido, mas tem algumas coisas importantes/interessantes para falar. Na verdade, duas coisas:

A primeira é a saída de Ana Magalhães da Maria Bonita Extra. A marca carioca enviou hoje, data que dá início a comemoração dos 20 anos da grife carioca, um comunicado informando que a estilista deixou seu posto de diretora criativa, o qual agora passa a ser ocupado por Katia Wille, estilista responsável também pela direção da Zigfreda – marca bem legalzinha que desfilava no SPFW, lembram? – e que também já fez parte do estilo da MBE. É ela, mais uma equipe de 12 pessoas (das quais apenas 3 ou 4, são estilistas), que comandarão a MBE nessa sua nova fase, englobando (pelo menos ao que tudo indica) novas forma colaborativas de criatividade/criação – movimento bem recorrente, e que tem tudo para dar certo, não só na moda, como em diversas searas criativas –, além de se focarem na ampliação de produtos e na presença digital (diz que a marca vai estar a venda no canal de e-store do Facebook). Vamos ver…

Acontece que o problema da Maria Bonita Extra não é bem a direção criativa, né? O buraco aqui, é um pouco mais embaixo. Desde que Ana Magalhães assumiu o posto depois da saída de Andrea Marques, a marca deu uma boa desandada, apresentando uma sequência de coleções confusas, onde a identidade e foco no público d era nada além de um tanto incerto – algo que começou a tomar jeito só agora com o verão 2012. Não que fosse culpa da estilista, muito pelo contrário. Desde que Andrea deixou seu cargo, a grife, enquanto empresa, mergulhou numa fase bem nebulosa (financeira, criativa e administrativamente), o que – como disse recentemente Cathy Horyn – é posto numa lente de aumento quando sobre uma passarela.

A outra novidade é a coleção cápsula de camisetas, a T-Collections, que a C&A acaba de lançar em parceria com três jovens estilistas brasileiros. São eles, ou melhor, elas: Daniela Hasse, conhecida por suas ilustrações nas áreas de moda e música; Yoon Hee Lee, estilista recém formada pela faculdade Santa Marcelina com coleção de formatura mega-bapho e coleção-mais-bapho-ainda desfilada no inverno 2011 da Casa de Criadores; e Karin Feller, já bem conhecida por suas roupas lúdicas-fofas-moderninhas.

Cada uma ficou responsável por criar três estampas exclusivas (uma feminina, uma masculina e uma infantil) para a linha especial de camisetas nas lojas da rede desde o dia 14.07. E embora a colaboração seja algo tímido e singelo, já vale só pela iniciativa. Afinal, incentivos como esses – e de qualquer forma – a novos estilista são um tanto raros em solo nacional, ainda mais envolvendo grandes empresas de moda.

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