Cultura

Criatividade no século 21

Hoje saiu o line-up da 27ª edição da Casa de Criadores arrematando a programação completa da temporada de moda para o verão 2011. Daí que junto com o calendário do evento que dá o pontapé inicial à maratona de desfiles, publicamos lá no FFW uma entrevistinha que fiz com o André Hidalgo lá em meados de março sobre a limpa feita no casting de marcas participantes do evento.

Daí que enquanto escrevia a matéria, comecei a achar vários pontos em comum com pontos abordados (ainda que de forma subliminar) na matéria sobre o Santa Catarina Moda Contemporânea desse ano.

Lembro que enquanto assistia a bateria de desfiles lá em Balneário Camboriú (SC), fiquei me questionando sobre o que significa ser criativo hoje em dia? Quais as implicâncias, o que é preciso para fazer algo realmente dotado de certa inventividade?

Digo isso, porque enquanto assistia os desfiles lá percebia uma certa desconexão, ou uma lacuna imensa entre o que se via na passarela e a realidade. Não digo nem em termos de uma moda usável como tanto se fala hoje, mas em termos de relações contextuais, assuntos ou temas que tivessem qualquer relação ou relevância com qualquer aspecto que seja da vida nessa segunda década de século XXI.

Para ser bem sincero, acho que não cheguei a nenhuma conclusão definitiva. Mas cada vez mais tendo a acreditar que talvez hoje não haja mais espaço na moda para criatividade só pelo bem da criatividade. Digo, criações ou imagens de moda que não tenham a menor relação ou que não se encaixem em qualquer contexto da vida social atualmente.

E é justamente nesse caminho que a CdC parece estar caminhando, ou melhor, evoluindo. Não é uma negação ao lado mais criativo e até mais conceitual da moda. Bem pelo contrário, como o próprio André disse “continuamos como focado na criatividade, mas sem esquecer do lado comercial”. Não por acaso, foram justamente marcas que pareciam deslocadas no tempo ou desconectadas da realidade que acabaram caindo fora do line-up.

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